Olá
pessoas, esse é um tutorial para aqueles que querem fazer walljump mas nem
sabem por onde começar, esse tutorial tem o intuito de evitar tópicos inúteis
na SMWC como esse ou esse.
Mas antes, o que a TASVideos diz sobre walljump.
TASVideos
diz que:
Walljumping
happens when Mario jumps towards a wall, and his foot catches the wall, stops
his falling speed, and allows him to jump again in mid-air. In order to pull
off a walljump, Mario needs at least a speed of 33 going toward a wall, and
must run into the wall at exactly a block boundary (every 16 pixels). If Mario “catches”
the wall, then conditions are good for a walljump - simply press jump a couple
frames before he snags it.
The
smallest variations in speed and position during the jump onto the wall can
affect whether or not this works correctly. Keep trying!
“Walljump
acontece quando Mario pula em direção a uma parede e seus pés agarram a parede,
para sua velocidade de queda e permite que ele pule novamente no meio do ar. A
fim de executar um walljump, Mario precisa de uma velocidade mínima de 33 indo
em direção a parede, e precisa ir na parede na exata divisão de blocos (a cada
16 pixels). Se Mario ‘agarrar’ a parede, então as condições são boas para um
walljump – simplesmente aperte o botão de pulo poucos frames antes dele ‘agarrar’
a parede.
As
menores variações na velocidade e posição durante o pulo para a parede pode
pode afetar se isso irá ou não funcionar corretamente. Continue tentando!”
Agora
irei explicar um pouco mais detalhadamente, o walljump ocorre quando o Mario
pula em direção a parede com velocidade mínima de 33 entre dois blocos de forma
que entre no bloco por 2 pixels ou mais em relação ao lado do bloco, ou seja, não ir entre dois blocos de
qualquer jeito, você precisa ir em certas posições para o walljump ocorrer, neste
exemplo que usarei, eu irei fazer walljump com o Mario a esquerda da parede (indo
para a direita).
Repare
que nesta foto há vários números que são informações como velocidade do Mario,
posição do Mario, lados de um bloco etc. Irei mostrar como saber por quais
posições o Mario deve passar para que o walljump ocorra. Eu falei anteriormente
que Mario deve entrar no bloco por 2 pixels ou mais, isso significa que o Mario
deve atingir, no mínimo, dentro do bloco uma posição que é referente ao lado do
bloco +2 (na pratica não ocorre, mas irei explicar isso depois).
Neste exemplo o lado esquerdo do bloco é 483.0 (o lado esquerdo de um bloco sempre tem subpixel “.0” e o lado direito sempre tem subpixel “.f”), logo temos que chegar a posição 485.0 ou uma posição maior, e para isso precisamos ir em uma posição livre menor que 483.0 e, dependendo da velocidade há mais possibilidades de posições que o Mario pode passar para alcançar a posição 485.0 (ou uma posição maior), e para explicar como isso ocorre eu irei explicar primeiro porque a velocidade mínima é 33, eu disse anteriormente que para fazer walljump é necessário entrar no bloco por 2 pixels ou mais em relação ao lado do bloco, e nesse exemplo o lado do bloco é 483.0, logo a posição livre imediatamente menor que 483.0 é 482.f e usando a matemática:
Neste exemplo o lado esquerdo do bloco é 483.0 (o lado esquerdo de um bloco sempre tem subpixel “.0” e o lado direito sempre tem subpixel “.f”), logo temos que chegar a posição 485.0 ou uma posição maior, e para isso precisamos ir em uma posição livre menor que 483.0 e, dependendo da velocidade há mais possibilidades de posições que o Mario pode passar para alcançar a posição 485.0 (ou uma posição maior), e para explicar como isso ocorre eu irei explicar primeiro porque a velocidade mínima é 33, eu disse anteriormente que para fazer walljump é necessário entrar no bloco por 2 pixels ou mais em relação ao lado do bloco, e nesse exemplo o lado do bloco é 483.0, logo a posição livre imediatamente menor que 483.0 é 482.f e usando a matemática:
485.0 –
482.f = 33 subpixels
A partir
disso observa-se que caso a velocidade do Mario seja 33, ele precisa alcançar a
posição 482.f, mas caso a velocidade seja maior, haverá mais possibilidades de
posições, caso a velocidade seja 34 por exemplo, o Mario precisa alcançar a
posição 482.f ou 482.e (caso o Mario alcance a posição 482.e ele entra no bloco
por 2 pixels, caso alcance a posição 482.f ele entra por 2.1 pixels), caso a
velocidade seja 35 ele precisa alcançar as posições 482.f ou 482.e ou 482.d e
assim por diante.
No caso
do exemplo, eu estava com velocidade 49, logo para eu fazer walljump eu tenho
que ir numa das posições que vão de 481.f a 482.f (são 16 possibilidades de
posições).
485(pixels) - 49(subpixels) = 481.f
485(pixels) - 49(subpixels) = 481.f
Neste
caso eu passei pela posição 482.d e após isso, dentro do bloco, eu passei pela
posição 484.e, mas de acordo com a matemática deveria ser 485.e, porém o Mario
é imediatamente empurrado para fora da parede por 1 pixel.
Caso você
alcance a posição certa de acordo com a sua velocidade, ele irá ficar de pé na
parede, então basta apertar o botão de pulo poucos frames antes dele ficar de
pé na parede (NÃO ESQUEÇA DE USAR FRAME ADVANCE E SAVE STATE!!).
que delicia cara
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