terça-feira, 24 de março de 2015

Stun Glitch

Stunnar uma sprite, podemos dizer que é meio que transformá-la em outra, porém depende da sprite e de seu slot.

Primeiramente, você precisa saber sobre o Double-Tongue Glitch. Ele é requerido para fazer o Stun Glitch. O Double-Tongue ocorre quando o Mario solta a língua do Yoshi no momento de uma transformação (Seja pegando um powerup ou transformando o Mario grande em pequeno). Tente primeiro soltar a língua do Yoshi no momento em que você pega um powerup, seja uma Flower, uma Feather ou um Mushroom. Se acertar a frame, a língua do Yoshi irá bugar, e, ao invés de soltar uma língua, ele soltará 2 línguas!

Agora, sabendo desse processo, podemos abusar dele. Para stunnar uma sprite, basta fazer o Double-Tongue Glitch, e, na primeira língua do Yoshi, pegue um item que seja ESTÁVEL na língua do Yoshi, por exemplo, um casco, um p-switch, springboard e etc. Na segunda língua, pegue o sprite que deseja stunnar e faça o Yoshi machucar antes que ele engula a sprite que você quer stunnar. O Yoshi ficará com uma sprite na boca que, ao ser dropada, pode ser uma sprite qualquer dependendo da sprite stunnada. Vamos agora ver uma tabela, que mostra qual sprite é dropada dependendo de qual é stunnada.

Mas aí você me pergunta: "E as sprites que não podem ser engolidas pelo Yoshi? Como faço para stunná-las?"

Use um Lua Script para observar o slot (espaço) que está sendo ocupado pela sprite. Após stunná-la, procure a sprite desejada com o mesmo slot, já que os mesmos mudam quando um e você vê outro que estaria nesse slot. Por exemplo: Eu posso fazer o Stun Glitch com um Koopa de slot #07. Se eu saio da visão desse Koopa, outro sprite irá ocupar seu slot, mas apenas se você sair da visão desse sprite e voltar. Eu posso dropar o sprite stunnado apenas na visão de uma plataforma de slot #07!
Mas existem sprites que se você stunnar, não aparecerá o sprite desejado. Essas sprites tem um contador, chamado de Stun Timer. Normalmente são sprites que podem ser destruidas com o pé do Yoshi. Um exemplo é o Dino Rino. Se você stunná-lo e spawnar a sprite stunnada, a Keyhole (Resultado do stun de um Dino Rino) não irá aparecer, pois o stun timer está 0! Mas como fazer para ativar o stun timer? Esmague a sprite com o Yoshi e cuspa a sprite bugada antes que a "fumacinha" suma. Enquanto ela dura, o Stun Timer estará maior que zero e assim a Keyhole aparecerá. Apesar do stun timer poder ser ativado com o pé do Yoshi, Bruno Visnadi conseguiu ativar o Stun Timer de um Lakitu apenas girando a capa: Veja o vídeo




Nesse vídeo o stun glitch tem duas fases: Na primeira, eu stunno um Yellow Super Koopa para spawnar um Dino Rino. Na segunda fase, eu stunno o Dino Rino para spawnar a Keyhole! Nas fases em que não se tem o sprite desejado, você pode usar outras sprites para "spawná-lo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário